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SUA EMPRESA É UM CARROSSEL?

01/04/2014

Uma pesquisa do Hay Group com 450 empresas nacionais e estrangeiras revela dados preocupantes: 64% delas enfrentam problemas para segurar os talentos em casa. Entre elas, 89% não têm planos formais de retenção e, quando os têm, 72% são voltados apenas para cargos-chaves.

O problema da reposição de talento não é simplesmente pelas dificuldades operacionais que a troca de pessoal normalmente acarreta, mas também pelo custo financeiro.

Repor um funcionário custa entre 0,5 e 1,5 salário anual, afirmam os consultores. Com uma taxa de " turnover" voluntário de 12% (dado da pesquisa), uma empresa com 7 mil funcionários e salário anual médio de R$ 52 mil desembolsaria R$ 44 milhões para reposição.

Esse custo pode ser abatido com engajamento e suporte organizacional, defendem os consultores da área. Eles explicam que o primeiro reduz o "turnover" em 40%, enquanto os dois, juntos, diminuem em até 54% a taxa de troca de pessoal..

Para criar engajamento é necessário haver clareza e direcionamento dos rumos da empresa e da expectativa sobre os funcionários. 
Um ponto que afeta o engajamento é que metade dos funcionários não possui certeza de que poderá alcançar seus objetivos na empresa atual. Também quase metade, almeja maiores oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Além desses pontos que devem ser contemplados para engajar os profissionais, pesam respeito, reconhecimento, remuneração e benefícios.

É preciso, ainda, haver confiança na liderança. "Muitos não saem por causa da empresa, mas pelo líder. Um terço das pessoas não confia em seu líder".

Já com suporte organizacional, o funcionário deve saber com clareza o que a empresa espera dele e, se houver mudança de rumos, como serão seus novos desafios a serem cumpridos. Cooperação, treinamento, gestão do desempenho, estrutura e processos devem ser constantes na organização.

Conclusão da JVM: Sabe-se que o trabalhador atualmente tem poder de comunicação e mobilização o que gera autonomia. Cabe o gestor moderno estar atento a esta nova configuração e perceber que são necessárias ações para reter seus talentos, caso contrário, a empresa pode se transformar num carrossel, gira em torno de si mesma, sem rumo, com pessoas entrando e saindo sem muito contribuir.



Postado por: Elton Moraes e Carlos Ferro, gerentes do Hay Group, durante o comitê estratégico de Finanças da Amch

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